Num passado, não muito distante, quando solicitado a um aluno uma pesquisa era um corre corre na biblioteca, procura em revistas, jornais, livros, locadora, um sufoco!!! Recordando meu tempo de estudante, 199?, o professor listava uma série de livros e a gente ia resumindo, recortando, colando, para cumprir essa tarefa extremamente recompensadora,resultado do teor de envolvimento exigido para apresentar um bom trabalho. Os tempos são outros... com a popularização do PC e a internet, uma onda de informações cobriu os lares e trouxe ao alcance de um clique muito conhecimento, tornando prático e muito mais amplo o processo de pesquisar. Precisamos estar preparados para essa realidade, evitando que uma prática tão importante para o desenvolvimento do estudante se torne algo superficial e inútil... e as referências biliograficas e sites sejam resumidos em uma palavra:WIKIPEDIA.
Professor Magrão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Como a prof. Alessandra disse uma vez, vivemos na era da informação. Temos acesso a todo e qualquer tipo de assunto, o único problema é que não é aprofundado.
Eu, particularmente, prefiro fazer uma pesquisa na internet do que em livros (mesmo sendo aficionado pelos mesmos). Em livros você não encontra textos de qualquer canto do mundo, imagens perfeitas, vídeos, sons e qualquer outra coisa que possa ser utilizada para a elaboração de um trabalho escolar.
Mas a utilização de tal recurso deve ser feita de forma plausível, não apenas copiando e colando (coisa que acho que baixa o nível do trabalho do aluno), e sim lendo diferentes artigos de diferentes fontes (não apenas a Wikipedia, como você citou) e resumindo/montando o trabalho da melhor maneira possível.
Também gosto que a Internet seja difundida e evolua a cada dia mais. Inclusive é a primeira vez que visito o blog de um dos meus professores.
Bom, é isso. Provavelmente você não vai se lembrar de mim, mas sou o Michel, do 3ºA do Newton Prado. Também tenho um blog, e caso queira visitá-lo, o endereço é http://log-out.org (propaganda báásica, hehe).
Abraços, até mais.
Postar um comentário